segunda-feira, 28 de março de 2011

Balada da Praia dos Cães - o meu comentário


Acabei de ler o Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires e, como prometido, aqui vai o meu singelo comentário ao livro.

O facto de ser um livro editado, pela primeira vez, em 1982, e continuar a ser falado e considerado o melhor do autor, confere-lhe já um vasto repertório. Ganhou o "Grande Prémio de Romance e Novela" atribuído pela Associação Portuguesa de Editores, foi "transportado" para a grande tela por José Fonseca e Costa, assim como traduzido nas principais línguas europeias e foi distinguido pelo Sunday Times entre os melhores romances estrangeiros publicados na Grã-Bretanha em 1986.

Depois de todas estas distinções, a Balada da Praia dos Cães dispensa qualquer tipo de apresentações. De qualquer das formas, faço um pequeno comentário para "aguçar" o interesse de quem ainda não o leu.

Um romance policial. O enredo gira à volta da morte do Major Dantas Castro. Um militar que estava desaparecido depois de ter fugido da prisão onde aguardava julgamento por conspirar contra o sistema político vigente.

Uma história baseada em factos reais depois de José Cardoso Pires ter recebido em mãos, em 1961, o relato de um homem que tinha sido acusado pela co-autoria de um homicídio. A partir desse relato e dos relatórios policiais referentes ao caso, o autor resolve escrever este livro.

A acção da Balada da Praia dos Cães desenrola-se através do antes e depois do crime. O antes, é Mena quem conta - a amante com quem Dantas Castro mantinha uma violenta e conturbada relação. O depois, sabêmo-lo através do inquérito policial desenvolvido pelo solitário chefe de brigada Elias Santana, mais conhecido entre os colegas por Covas.

Para saber o que estes dois personagens contam, aconselho-vos a ler o livro. Não é aquela escrita a que estamos habituados - e que eu, sinceramente, não sou grande apreciadora - mas acaba por nos prender um pouco mais ao livro, obrigando-nos a uma maior concentração no texto.

Numa análise mais pessoal, considero que não é dos meus livros preferidos, o final não é surpreendente, o que acaba por ser uma pequena desilusão, uma vez que é um policial. Mas o toque pessoal que Cardoso Pires dá à história, aliado a uma crítica constante ao Portugal de Salazar, acrescentando o facto de esta história ser baseada em factos reais dá, com certeza, um outro interesse ao livro.

Apesar de, como já disse, não ser dos meus preferidos (não podemos gostar todos dos mesmos, não é verdade), aconselho a leitura.

(imagem retirada do site http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/trechos/leia-trecho-de-balada-da-praia-dos-caes-do-portugues-jose-cardoso-pires.jhtm)

1 comentário: