quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que é Nacional é Bom! Desta vez, é a Água das Pedras.


“A Água das Pedras foi votada em Espanha, pela segunda vez consecutiva, o “sabor do ano”. Dos 25 países para onde a empresa portuguesa Unicer exporta águas e refrigerantes, o mercado espanhol, que representa seiscentos mil litros anuais, é o mais bem sucedido.

_No Restaurante Ferreiro, na rua Comandante Zorita, em Madrid, meia dúzia de clientes discutem as virtudes da Água das Pedras , ou Piedras, como lhe chamam em Espanha.

Eleita nessa semana, pela segunda vez consecutiva, Sabor del Año, (Sabor do Ano), a água transmontana arranca corações e faz borbulhas de amor. Entre pires de anchoas de Santoña en Salazón, berberechos al vapor en salsa verde uma rodada de pinchos, a Piedras é a bebida eleita para acompanhar a ceia. De vários elogios atirados à mesa, como “sofisticada” ou “elegante”, o mais consensual é acojonante, palavra que em calão castelhano diz tudo sobre a excelência de um produto.

Os especialistas falam das propriedades das águas como se de vinhos, whiskiesou champanhes se tratasse. “É uma água viva, sem monotonia, que entra bem como aperitivo, para realçar os paladares da comida, ou a fechar a refeição, para acalmar o estômago”, diz Ernesto Feito Martínez, gerente do asador El Molinón. Compra-a há três anos ao distribuidor do grupo Leche Pascual (parceiro da Unicer no comércio de águas e refrigerantes), e só lhe ocorrem superlativos sobre a água portuguesa. Todas as manhãs a bebe gelada (sem gelo, como mandam as regras), acompanhada de uma rodela de limão e um café solo. Faz-lhe maravilhas pelo fígado e os rins, garante – sobretudo quando as noites de véspera foram bem regadas. Lúcio Gonçalves, empresário beirão e um dos presentes no asador, recorda que os ciclistas da Volta a Portugal sempre beberam Água das Pedras e na Vuelta já vão pelo mesmo caminho. “É um potente anabolizante natural”, brinca o beirão.

O prémio Sabor del Año, na categoria de águas com gás, resulta de uma votação a nível nacional que distingue a notoriedade de uma marca. A Água das Pedras está presente em 25 países, e tem a sua maior expressão no mercado espanhol, onde comercializa, por ano, cerca de seiscentos mil litros. O sucesso em Espanha explica-se, em parte, pelo parceiro fortíssimo, a Leche Pascoal, que domina a distribuição e lhe permite estar em todas as frentes, do estádio de Santiago Bernabéu à bodega mais periférica.

Embora a distribuição sólida explique muito do sucesso, talvez o mais surpreendente seja fazer uma ronda anónima por bares, restaurantes, tabernas ou supermercados e ver a forte adesão à água histórica de Vila Pouca de Aguiar. Por exemplo, nas concorridas marisqueiras Combarro e Sanxenxo, das ruas Reina Mercedes e José Ortega y Gasset, frequentada pelos fiéis do Real Madrid, a Piedras é a água líder, em particular na estação da lampreia. Desde finais de Janeiro a até à chegada da Primavera, só a VicciCatalán, a marca campeã nacional, rivaliza com a água transmontana. Ali, a Piedras é tão levada em braços como o artilheiro Cristiano Ronaldo. Segundo Francisco García Peña, gestor de contas da Leche Pascoal, “há outras águas com gás natural de grande qualidade, mas esta tem corpo, textura e personalidade”. Foram essas propriedades, juntamente com a apresentação, o paladar ou as virtudes mineromedicinais que fizeram os consumidores votarem-na outra vez Sabor do Ano. “Hoje em dia, os clientes já pedem exactamente uma Piedras e não uma água qualquer com gás. É sinal de que a água atingiu um estatuto de classe”, garante o homem da Leche Pascoal.

Outro factor de distinção é o estatuto de água Premium, que a coloca no segmento de águas prestigiadas, como a francesa Pérrier ou a norueguesa Voss. Conta-se que numa ida do rei ao restaurante Príncipe y Serrano, apesar de Juan Carlos já estar familiarizado com a água, deu ordens à Casa Real para abastecer a despensa (e até os bidés) de Água das Pedras.

_Em Casa de Ferreiro… Em Portugal, segundo André Jacques, director de Marketing de Águas e Refrigerantes da Unicer, embora a Água das Pedras seja uma marca consolidada e conhecida em todas as gerações e sem concorrentes directos, “ainda há mitos por vencer”. Como os de que a água com gás provoca aerofragia, descalcifica, engorda, forma pedras nos rins ou é contra-indicada para os hipertensos. A estratégia de crescimento em Portugal passa agora por recuperar hábitos de consumo. “Toda a gente conhece a água mas esquecem-se de a beber. É um mercado restrito ao alívio da digestão e da ressaca, quando não há nenhuma água no país que se lhe compare. Não é uma panaceia mas tem eficácia clinicamente comprovada para muitos males”, aponta Jacques. A campanha em curso realça o poder infinito da natureza – a Água das Pedras sai directamente da fonte para a garrafa – e enfatiza também que a água é sinal de vida, além de fonte de beleza e bem-estar.”

Texto de Tiago Salazar, in Notícias Sábado (2 de Abril 2011)

1 comentário:

  1. Piedras, piedras, mui buenas! lool
    Isto é 1 tentativa d veres se recebes os meus comentarios ou nao :)

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