segunda-feira, 17 de junho de 2013

É esta a magia do jornalismo. É isto que dá gosto aprender.

Estava agora a ouvir um audio de um entrevista que fiz a um senhor de 70 anos. Dizia-me com lágrimas nos olhos: "Está-me a faltar o tempo, e ainda tenho tanto para fazer". Ouço estas coisas e revolto-me por, muitas vezes, ser tão picuinhas e importar-me com coisas tão insignificantes. Quando há gente que já fez tanto, tão de bem com a vida, feliz com tudo o que atingiu com esforço, trabalho e dedicação. E penso que é isso que tenho que fazer também. É isso que todos temos que fazer. Em vez de nos lamentarmos por a nossa vida ser - ou estar, melhor dizendo - uma m***, agir, fazer por mudar isso. Talvez cometer uma loucura e fazer como diz no post anterior. Fazer qualquer coisa, mas evitar este estado de angústia e inércia em que muitos vivemos. Para, em vez de chegarmos aos 70 e dizermos: "Não fiz nada de que me orgulhe", fazer como este senhor, seguir-lhe o exemplo e dizer: "Já fiz muita coisa em toda a minha vida, nunca estive parado, orgulho-me imenso de tudo o que fiz, mas ainda quero fazer muito mais e tenho medo que o tempo não me permita isso". E é com estas coisas que eu aprendo. Com as pessoas que entrevisto, que conheço e que, posso eu nunca mais ser lembrada por elas, mas elas irão com certeza ser recordadas por mim. Seja apenas por uma frase que tenham dito, ou pela simplicidade que têm mesmo depois de terem construído um império.


Sem comentários:

Enviar um comentário