terça-feira, 19 de abril de 2011

O melhor peixe do Mundo é o NOSSO!

"Thomas Keller, o mais famosos cozinheiro dos EUA, está ao meu lado, num grupo de pessoas que conversam no intervalo dos "Óscares" da Culinária em Nova Iorque. "Chefe, ainda consome peixe de Portugal?", atiro eu, confiante na resposta. "Não!", diz Keller, e um frisson atravessa-me a espinha. Mas a continuação da resposta enche-me de orgulho: "Eu só consumo peixe português!"

O restaurante Per Se, do chefe Thomas Keller, é considerado por todos, críticos e gourmets, o melhor restaurante dos Estados Unidos. Consome peixe português. Também em Nova Iorque, o Le Bernardin, do chefe Eric Ripert, só consome peixe português. Ferran Adrià, o melhor cozinheiro do mundo, acaba de declarar ao Expresso que "Portugal tem o melhor peixe e marisco do mundo".

Devemos afirmá-lo urbe et orbi. Com convicção. Com orgulho. Como já o fizemos nas Feiras de Turismo de Londres, de Madrid, de Lisboa ou de Berlim, onde milhares de profissionais o reconheceram e premiaram com o primeiro lugar.

A janela está aberta. Diria mesmo, escancarada. Mas a batalha está ganha? Não, nem por sombras. Não basta afirmá-lo, há sobretudo que merecê-lo. E, para isso, temos de ser quem sabe mais, em todo o mundo, sobre peixe. Na parte científica, onde, é verdade, já pontificamos. Como, por exemplo, com o magnífico Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, entre outros.

Na questão culinária, temos de nos alcandorar ao pódio. Fazer teoria. Cozinhar o peixe melhor do que ninguém. Grelhá-lo sem o secar e destruir. Nas nossas Escolas de Hotelaria, ter cursos de pós-graduação sobre o peixe e o marisco. Como sofisticá-lo, como fazê-lo acompanhar pelos legumes mais adequados. Os nossos chefes vão ter de ser, ou continuar a ser, os melhores do mundo a cozinhar peixe.

E nós, consumidores, temos de honrar o privilégio de termos "o melhor peixe do mundo". Sendo exigentes e conhecedores. Praticando e divulgando. Reconhecendo méritos e criticando incapacidades. Tornando-nos, cada um de nós, embaixador cá e lá fora dessa responsabilidade que é afirmar "Portugal: o melhor peixe do mundo!"

José Bento dos Santos (Pres. da Academia Intern. de Gastronomia), in Pública

Sem comentários:

Enviar um comentário