segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nas leituras...

Nesta coisa das leituras sou de fases. Sempre gostei muito de ler, mas há alturas em que estou mais para aí virada e devoro um livro num ápice. Noutras alturas demoro meses a lê-lo, o que não quer dizer que a culpa seja do escritor, umas vezes sim, outras não.

Estava a acabar o Rio das Flores pela segunda vez, quando tive aquela despedida de solteira há uns tempos. Acontece que fui ter com a noiva de metro e levei o livro para ler durante a viagem. Pois acabou por ficar pelo Porto o saco com a roupa que levei para trocar, e o livro. Claro que não ia sair à noite com o livro atrás. Quanto mais não fosse pelo peso dele. E só o voltei a ter quase dois meses depois, este fim de semana.

De maneira que, como voltei à minha fase de devoradora de livros, comecei a ler o Sétimo Selo, do José Rodrigues dos Santos. Apesar de ainda estar nas primeiras páginas, promete. Mas já achei uma coisa curiosa. O primeiro livro que li dele foi a Filha do Capitão. Se bem me recordo - porque já o li há uns anos valentes - era uma escrita muito mais massuda, mais descritiva, também o tema da guerra assim o convida. Ainda assim, gostei imenso da Filha do Capitão e parece-me que ainda vou gostar mais deste.

No que concerne ao Rio das Flores, era o que já estava à espera. Já não me lembrava muito bem da história quando peguei nele outra vez. Aliás, até achava que ainda não o tinha lido. Mas mal comecei a folheá-lo e a ver o nome das personagens, rapidamente mergulhei na história outra vez e não resisti a lê-lo até ao fim. Ou melhor, a quase lê-lo até ao fim, não fosse este interregno de dois meses. Adoro a escrita do Miguel Sousa Tavares, ele consegue conquistar-nos logo na primeira frase e só o conseguimos deixar quando aparece a última. É interessante, é absorvente e é, ao mesmo tempo, descritivo em dose q.b., porque não chega a ser chato. Agora, antes de voltar ao jornalista José Rodrigues dos Santos, vou dar uma saltada ao outro jornalista Miguel Sousa Tavares, só para relembrar o fim da história.


Sem comentários:

Enviar um comentário