quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deambulando pelas ruas do Porto


Nunca fui pessoa de andar de carro. Sempre fui adepta de andar, caminhar, deambular pelas ruas atrás do desconhecido. Quando trabalhava na zona da Trindade, os meus pézinhos (e a companhia) arrastavam-me com muita frequência para as ruas de Santa Catarina. E eu também sempre gostei muito de passear por lá, de andar no meio da multidão. Quando vim para este novo trabalho, apercebi-me que por estes lados não havia nada para ver. Nem que eu me pusesse a caminhar à descoberta - algo que fiz nas primeiras semanas - porque o horário do almoço também era curto. Então acabei por me voltar a refugiar em Santa Catarina. Apanhava o metro e lá ia eu.

Agora não. Com este bom tempo até dá vontade de percorrer outros caminhos, de conhecer outras zonas, de visitar o Porto como uma verdadeira turista. Tudo começou com a procura de retrosarias aqui no Porto. Procurava no Google as que fossem alcançáveis por mim de metro, anotava a morada e o melhor itinerário na agenda e punha-me a caminho. Agora, às custas disso, tenho conhecido zonas novas (para mim), ou que já as conhecia de passagem mas não sabia como ir lá parar. Agora sim, posso dizer que começo a conhecer aos pouquinhos o Porto. E começo a ter gosto nisso.

Ontem andei por São Bento à procura de uma retrosaria que me falaram e acabei por me perder por aquelas ruas. Hoje fiquei-me pelo Marquês à procura do ginásio que vos falei. Amanhã talvez não tenha hipótese de andar por cá pelo Porto, mas segunda volto à carga. Aos poucos, devagarinho, talvez venha a conhecer o Porto como deve ser. Mas passo a passo, um dia de cada vez, sem pressas. Hei-de lá chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário