quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ora aí está. Quem aderiu à greve hoje, faça o favor de ler este testemunho...

"Dias destes são muito inspiradores e regeneradores. Re-energizadores, mesmo. Amanhã não faço greve e ainda que respeite profundamente quem adere a esta forma de manifestação, não vejo vantagem nenhuma em paralisar o país no auge da crise. Já aqui disse e repito: há 5 anos que sou freelancer, vivo sem subsídios de férias e de Natal, nunca estive no Fundo de Desemprego (embora já tenha estado vários meses desempregada), quando trabalho ganho e quando não há trabalho não ganho um único cêntimo; passo a vida a recriar-me, a inventar novas ideias ou novos projectos e a tentar que outros acreditem neles e em mim. Olho para estes anos e realizo que trabalho pelo menos 3 vezes mais para ganhar 3 vezes menos e nisto estou em absoluta comunhão com aqueles que sentem na pele a precaridade dos contratos de trabalho e a efemeridade dos projectos. Tal como muitas outras pessoas que conheço, continuo a fazer muitas coisas pro bono, a envolver-me em causas e a fazer voluntariado. Reformulei a minha vida, reorganizei as minhas prioridades e fiz o chamado downsizing. Vendi o carro e não voltei a comprar outro, ando a pé e de transportes públicos e, no geral, contenho todas as minhas despesas. Ou seja, estou entre os milhões de pessoas no mundo que estão a ser chamados a lutar, a trabalhar, a construir e a viver de acordo com critérios mais afinados e solidários. Por tudo isto e não só por isso, amanhã trabalho e dou o meu Linkcontributo a este país."

Laurinda Alves

2 comentários:

  1. Adorei. As gerações mais novas, não sabem viver com o que têm. Não sabem abdicar de x ou y por uma razão óbvia... não posso não tenho.
    Devemos de ambiciosos, mas realistas.

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais Crisani. Se estamos em crise, temos que fazer a nossa parte. Não adianta exigir tudo aos outros e não estar disposto a dar um pouco do que é nosso também. É essa a mentalidade que todos devíamos ter. Exigir que os outros dêem, desde que estejamos dispostos a dar também.

    ResponderEliminar