quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Sétimo Selo



Ontem, quando escrevi o último post, ainda me faltavam umas 50 páginas para terminar o livro mas eu sabia que não ia conseguir dormir sem saber o final. Pois que qualquer minutinho e qualquer cantinho serviam para ler mais uma página. E agora que o terminei confirmo: muuito bom. Um grande bravo ao José Rodrigues dos Santos. Claro que o tema já por si é interessante. O facto de ser baseado em factos reais torna-o ainda mais apetecível, mas a escrita do jornalista também é de louvar, assim como o imenso e incansável trabalho de pesquisa que o senhor terá tido para escrever a obra.

Custou-me um pouco a arrancar com a leitura do livro, confesso mas, como já tinha dito anteriormente, não andava lá muito virada para leituras e fui deixando o livro de lado. Mas assim que me apanhei outra vez na onda de devorar livros peguei nele e foi um ver se te avias...

Para quem não sabe, o Sétimo Selo fala sobre o aquecimento global que o Mundo atravessa, a fragilidade por que as indústrias petrolíferas estão a passar e todos os interesses que estão envolvidos por detrás destes dois temas tão delicados. José Rodrigues dos Santos fez um exaustivo trabalho de casa e tornam-se por vezes assustadoras as suas revelações. Revelações essas que terão que ler o livro para ficar a saber mas, garanto-vos, vale muito a pena. Confesso que nunca tinha parado para pensar tão seriamente sobre este tema depois de ler o livro, talvez porque também nunca tenha visto as coisas sob o ponto de vista que o jornalista fala.

Quatro cientistas juntam-se para tentar arranjar uma solução rápida e drástica para o aquecimento global (pois acreditam que, se não agirem, o Apocalipse irá acontecer). Sentindo-se impotentes perante a indiferença dos mais poderosos para resolver este grave problema (controlados, claro está, pelos senhores do petróleo), os quatro investigadores formam um grupo que vai encontrar uma solução para travar o aquecimento global e descobrir revelações bombásticas sobre o período extremamente frágil por que as indústrias petrolíferas estão a passar. No entanto, são muitos e poderosos aqueles que querem impedir que as investigações destes cientistas avancem e todo o enredo desenvolve-se por aí. A história fictícia mistura-se constantemente com os factos reais. Por vezes torna-se um pouco cansativa ou talvez repetitiva a descrição dos factos científicos mas parece-me, por outro lado, importante essa insistência para podermos compreender realmente o estado das coisas. E talvez seja mesmo essa a intenção do escritor.

Assim sendo, acho que o Sétimo Selo é uma óptima sugestão de leitura, especialmente para quem se interessa por este tema. Muitos pontos para o José Rodrigues dos Santos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário