segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Luzes Brancas de Paris - Theresa Révay


Mais um livro acabadinho de ler. E, como prometido, aqui está o meu comentário enquanto ainda tenho na memória o gostinho de folhear as últimas páginas.

Recomendo vivamente a leitura. Um romance histórico, decorrido entre Paris e Berlim (e, inicialmente, em Sampetersburgo), que decorre quando Adolf Hitler sobe ao poder da Alemanha. A autora descreve as tragédias por que a Europa passou nestes tempos e como as pessoas viviam constantemente amedrontadas e impotentes na luta contra o nazismo e a Segunda Guerra Mundial.

Durante a leitura, vivemos de perto a fuga de uma jovem russa, com a sua família, de Sampetersburgo para Paris - aquando da Revolução Bolchevique -, a ascensão de Hitler na Alemanha, a perseguição aos judeus, inicialmente subtil, mas que rapidamente se tornou insuportável, as SS, o Holocausto... Enfim, toda história da Alemanha que Theresa Révay conta ao pormenor, prendendo-nos a cada linha pois queremos saber qual o futuro das personagens criadas pela escritora.

Xénia Ossoline é a jovem russa que se vê forçada a abandonar a sua terra natal e refugia-se, em Paris, na alta-costura dos anos 20. Sente-se responsável pela sua família, os seus irmãos e a velha ama, que protege com todas as suas forças depois de ver o seu pai ser morto pelos bolcheviques (na sua própria casa) e a sua mãe falecer com tifo, em alto-mar, quando fugiam para a capital francesa. Nessa altura, conhece o fotógrafo alemão Max von Passau por quem se apaixona mas vive ao longo dos anos uma relação conturbada, cheia de encontros e desencontros. Uma história de amor que acaba por ter um papel secundário em grande parte do livro, uma vez que a escritora se preocupa em descrever pormenorizadamente a história da Europa do séc. XX.

Não há dúvida que vale a pena ler este livro por todas estas razões e muitas mais. E como não tem piada contar a história toda, nada como correrem à livraria para comprar "As luzes brancas de Paris" e deliciarem-se com Theresa Révay. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário