segunda-feira, 13 de junho de 2011

Por Terras de Bouro

Afinal o S. Pedro foi amiguinho e proporcionou-me um fim-de-semana relaxante, divertido, e com uma excelente companhia.

Apesar de contar ir para Terras de Bouro sexta de manhã, acabei por lá chegar ao fim da tarde. Mas como estes dias eram para fazer tudo com calma, sem stress, foi precisamente assim que começou. Portanto, sair de casa e não sair, fazer as compras e não fazer, perdeu-se muito tempo...

Enfim, chegados a Terras de Bouro, apanhamos um ventinho fresquinho nada esperado. Mas tendo em conta que andámos a semana toda a rezar para que não chovesse, vento fresco já não é muito mau...Gelado saboreado, toca a subir ofegantes, com malas e compras pelo caminho íngreme até à "nossa" casa. Já não me lembrava o quanto custava subir aquele caminho, mas recuperei a memória assim que o vi...Qual ginásio ou caminhadas, que falta senti eu de um exercício diário que não faço. Custava-me muito menos a subir com certeza...

A partir daqui foram só coisas boas. Éramos muitos e bons. Nem todos se conheciam mas era como se se conhecessem. Os ares de Terras de Bouro trataram de tornar o grupo animado, divertido e coeso. Acampámos à porta de casa, almoços e jantares no grelhador, boas conversas, umas anedotas pelo meio, e uma família para lá de acolhedora que nos proporcionou um fim-de-semana memorável.

O tempo agradável proporcionou-nos uns mergulhos no rio - apesar da água GELADA - mas a surpresa das surpresas foi mesmo ao final da tarde quando resolvemos ir à fronteira conhecer Portela do Homem. Curvas e mais curvas, uma viagem de 1h quando pensávamos que era de 20 minutos e lá chegámos. Apesar da viagem atribulada, não há dúvida que a paisagem é das mais bonitas de Portugal.

O destino final era uma espécie de piscina natural de água quente. Para lá chegar, tivemos que passar a fronteira e visitar "nuestros hermanos", em Torneros, a primeira povoação galega. Ao chegar, prontos para pôr o pezinho na água, a surpresa foi enorme. A água não era quente, a água escaldava! Trata-se de uma nascente de água quente, óptima para tratamentos terapêuticos. Mas para quem não precisava de nenhum tratamento como eu, aquela temperatura era mesmo exagerada. No entanto, o sítio é muito bonito, com uma paisagem tranquila e, se fugirmos da piscina natural propriamente dita, e passarmos para o lado do rio, o banho é bastante mais agradável. É precisamente onde a água fria do rio se mistura com a quente da nascente e, aí sim, a temperatura da água é muito muito boa. Para quem não conhece, aconselho uma visita.

Infelizmente o fim-de-semana acabou rápido, a voar. Mas deu para recuperar energias e ganhar um novo ânimo para os próximos tempos. Resta-me agradecer ao excelente grupo que me acompanhou nesta estadia e, principalmente, à Amélia, ao Herculano e à Lília que, mais uma vez, nos receberam de braços abertos e com toda a simpatia que lhes é natural. Sei que provavelmente não vão ler este meu agradecimento, mas a intenção cá fica. Espero voltar em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário