terça-feira, 3 de julho de 2012

Périplo pelas empresas em Portugal #1



Criar e Inovar:
o segredo para o sucesso


A EUROSTAND é uma empresa de valores organizacionais como a inovação,credibilidade e responsabilidade, adquiridos ao longo de 24 anos de actividade.



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Inaugurada em 1988, a EUROSTAND é uma fábrica de fazer ideias. Desde a sua fundação, a empresa tem vindo a ganhar um estatuto elevado no mercado nacional e internacional e o futuro avizinha-se muito promissor.


Para a EUROSTAND, cada mercado é uma janela de oportunidades. Esta dinâmica e inovadora PME define-se como produtora de projectos expositivos e cenográficos. Procurou estar sempre presente nos grandes eventos, apresenta um extenso portfólio de projectos realizados, onde se destacam: a Expo98, o centro de produção de notícias de Lisboa da RTP, o museu do Sporting, o pavilhão de Portugal na Expozaragoza2008 e as comemorações do Centenário da República. Para esta empresa, criar e inovar é a receita primordial para se destacarem no mercado, seja apenas como produtores, ou também como designers, conforme a necessidade do cliente. 


A EUROSTAND reúne um vasto conjunto de competências em gestão de projectos, design e engenharia
de produção. “Somos uma equipa integradora, que se empenha a fundo nos projectos em que participamos. Não somos apenas fornecedores, somos parceiros proactivos, procurando a melhor solução construtiva e económica, sempre em parceria com autor do projecto, a favor do cliente”, conta David Eufrázia, administrador da EUROSTAND. O empresário acrescenta: “Lideramos no sector das exposições de cultura e ciência em Portugal. Somos parceiros regulares, de muitas instituições públicas e privadas, que saudamos, agradecendo o enorme esforço que estão a fazer, para manter e melhorar a oferta cultural com menos recursos.”


 


Uma empresa de referência também na produção cenográfica, a EUROSTAND possui uma estrutura empresarial que lhe permite responder de forma célere e eficiente aos desafios e necessidades das cadeias televisivas. No plano internacional, tem vindo a incidir a sua acção nos PALOP, realizando projectos para estações públicas e privadas.


No que concerne à área dos stands – sector em declínio em Portugal segundo David Eufrázia – a EUROSTAND quer ser o parceiro expositor das empresas portuguesas que se estão a internacionalizar,
procurando dar o melhor suporte expositivo para os seus produtos e serviços em novos mercados. “A nossa oferta de serviços inclui o design, a produção, o transporte e montagem, tem-se revelado muito competitiva. Estamos também atentos às empresas e instituições de outros continentes que procuram expor na Europa os seus produtos e serviços. Seremos o seu ponto de apoio expositivo no continente europeu, apresentando como referência a qualidade e competitividade dos nossos serviços”, conta. 


Projectos Únicos


Apesar da reconhecida e comprovada experiência da equipa, o comodismo não é prática da EUROSTAND. Cada projecto é único, e cada material é propício a novas experiências. “Para estarmos à frente, temos de nos desafiar constantemente, procurando inovar todos os dias, seja nos métodos, ou nos materiais a aplicar. Dispomos de equipamentos tecnológicos de grande dimensão, ferramentas poderosas que disponibilizamos a quem aceitar o desafio de trazer até nós projectos inovadores”, diz David Eufrázia.


Em parceria com o Centro Português de Design, têm programado para este ano, o lançamento de um ‘concurso de ideias’ para novos produtos.
 

Investimento em inovação


A EUROSTAND tem actualmente a decorrer um projecto de investimento em inovação, internacionalização e capacitação certificada, apoiado pelo QREN, que se irá prolongar até 2014, num pacote de investimento de valor superior a 3 milhões de euros. “Em 2011 investimos cerca de 600 mil euros em equipamento de produção e software de última geração, aumentando a nossa capacidade de competir no mercado internacional”, acrescenta David Eufrázia.


Não é só na inovação que a empresa investe, na EUROSTAND leva bastante a sério o slogan “formar para competir”. Com uma equipa de 30 pessoas (que inclui arquitectos, designers, engenheiros, comerciais, carpinteiros, serralheiros, pintores, electricistas) a empresa investe muito na formação, “estamos a actualizar e a aumentar competências individuais e colectivas, preparando-nos para competir em qualquer mercado”, sublinha David Eufrázia.


 

Mercado Externo


Decidida a virar-se cada vez mais para o mercado externo, cada país é visto de uma forma diferente.
“Desde 2006 exportamos regularmente para Angola, e pontualmente para Cabo Verde S. Tomé e Príncipe e Moçambique. Em 2011, existiu alguma intermitência decorrente de alterações que Angola introduziu nas regras de importação e de investimento estrangeiro. Estamos a abrir outras frentes para garantir que em 2015 metade das vendas e resultados da empresa provenham do mercado externo.


Justifica-se a presença física da EUROSTAND em Angola e Moçambique, mercados em grande desenvolvimento, onde podemos marcar a diferença. A forma como nos vamos instalar está a ser delineada, existindo várias propostas que estamos a avaliar”, acrescenta David Eufrázia.


Para acompanhar o desenvolvimento desses países, a EUROSTAND está a desenvolver um conjunto de projectos dirigidos a organismos de gestão Cultural, e estações de televisão que procuram modernizar-se. “Nesta oferta integraremos parceiros portugueses com especialidades e capacidades
que complementam os nossos projectos”.


O Brasil é tratado de uma maneira especial. “É um grande mercado, muito evoluído, em grande crescimento e com oportunidades potenciadas pela organização dos grandes eventos mundiais e por isso
também disputado pelos concorrentes globais. A afinidade cultural e linguística é uma vantagem, mas existem algumas barreiras que é necessário acautelar. Somos uma PME com recursos limitados e sem margem para erros. Estamos a estudar o mercado, em breve teremos delineada e operacionalizada uma estratégia”.



Gestão Ambiental


“No que diz respeito à defesa do ambiente, sempre foi nossa preocupação reduzir ao mínimo os impactos ambientais que resultam da nossa actividade. Cada vez mais as matérias-primas que utilizamos são oriundas de reciclagem, também recuperamos e reutilizamos alguns materiais, enviando para reciclagem grande parte dos resíduos que produzimos. Toda a organização está a ser formada e orientada para a sustentabilidade”, acrescenta o empresário. Em curso está a implementação de um Sistema Integrado de Gestão, baseado em certificações e regulamentações: gestão da Qualidade ISO 9001 e Regulamentação ambiental EMAS, juntando a gestão empresarial, ambiental, e a responsabilidade social. Até ao final deste ano, David Eufrázia garante ter essas duas certificações.


De destacar ainda que a EUROSTAND foi uma das primeiras 500 empresas do mundo a subscrever o ‘Global Compact’ (10 princípios da ONU sobre ética empresarial e responsabilidade social). “Subscrevemos porque reconhecemo-nos nesses princípios”, explica David Eufrázia.


 

Distinguidos
Fruto desta dinâmica e da entrega total dos seus funcionários, a EUROSTAND foi distinguida em 2011 com o estatuto de PME Excelência. Para David Eufrázia, “é o reflexo da nossa forma de estar e da nossa dinâmica empresarial”.


Dezembro de 2011, in Portugal Inovador, no Jornal Público

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