terça-feira, 31 de julho de 2012

Périplo pelas empresas em Portugal #2


A Clínica da Coluna

A Clínica Praxis dedica-se ao tratamento de doenças degenerativas da coluna vertebral. O facto de receber clientes de todo o país demonstra a credibilidade, a qualidade e a singularidade das técnicas minimamente invasivas praticadas por Manuel Enes.


Com 25 anos de vida, a Clínica Praxis é uma referência mundial na área das patologias na coluna vertebral. Especializado em ortopedia na Alemanha, Manuel Enes é reconhecido e afamado precisamente por fomentar as técnicas minimamente invasivas como alternativa aos métodos cirúrgicos tradicionais mais dolorosos, mais agressivos e mais dispendiosos para os pacientes.

A Clínica Praxis nasceu da necessidade de Manuel Enes trazer para Portugal o que tinha aprendido na escola alemã e de pôr em prática todas as ideias novas que tinha em mente sobre este género de patologias. Criou então a chamada clínica ambulatória que ainda hoje tem lugar no centro do Porto. Um espaço com consultas, exames de raio-x, um bloco para operações de ambulatório, salas de tratamento, e uma secção de recuperação com fisioterapia. “Entretanto quis criar infra-estruturas para ter autonomia completa, para poder usar os meus métodos. Foi quando comecei a pensar e a concretizar o sonho do projecto actual de fazer uma clínica de raiz com internamento, com salas de operações, completamente equipadas e aparelhagem de ressonância magnética. Aí tive a minha independência e a minha autonomia total”, recorda Manuel Enes.


Técnicas invasivas

Um dos segredos do reconhecimento mundial da Clínica Praxis é precisamente a utilização das técnicas minimamente invasivas. “Segui desde o início os meus colegas da Europa e dos Estados Unidos que começaram a implementar essas técnicas, fascinado pela possibilidade de fazer cirurgias e tratamentos agredindo o mínimo possível os doentes. Possibilitando-lhes, com pequenas agressões cirúrgicas, uma recuperação muito mais rápida, menos dolorosa, com menos tempo de incapacidade e com muito menos despesas” explica o médico.

Começou o passa a palavra e a clínica começou a ser referenciada, não só pelos doentes mas também pelos colegas. “Não nos sentamos naquilo que foi feito nos 25 anos que passaram. Estamos sempre a olhar para a frente. Hoje em dia já nem se põe em causa se esta técnica funciona bem” garante Manuel Enes.





Ligamentoplastia

Acompanhando sempre o evoluir da medicina, a ligamentoplastia é uma técnica desenvolvida pela Clínica Praxis juntamente com outros colegas estrangeiros. “É uma técnica cirúrgica alternativa a outras de fixações metálicas. Consiste no reforço dos ligamentos naturais que unem as vértebras que permite tratar de uma maneira menos agressiva, minimamente invasiva situações que só podiam ser tratadas com operações mais pesadas e com anestesias mais profundas”, explica Manuel Enes. Com larga experiência neste tratamento, a clínica recebeu o prémio de melhor trabalho sobre próteses de coluna no Congresso Mundial de Cirurgia de Coluna, no Havai.

Neste seguimento de inovação, a Clínica Praxis é também o único centro em Portugal a ministrar e técnica MedX. De forma a diminuir a dor dos doentes crónicos da coluna vertebral, esta técnica baseia-se num fortalecimento dirigido e isolado da musculatura de forma a prevenir que a dor crónica apareça ou, pelo menos, a diminuí-la.



Muitos doentes

O número de doentes com patologias degenerativas da coluna tem vindo a aumentar. Ao contrário dos jovens que estão mais conscienciosos praticando mais desporto, com os idosos, tal não é tão simples. “Os jovens estão mais motivados para o desporto e já entendem que o exercício é uma forma de estarem saudáveis e não terem problemas de coluna. Há também uma educação no trabalho, na medicina do trabalho. As pausas, as reduções, pequenos pormenores que contam. Com os idosos não. As pessoas de idade têm doenças acrescidas como a diabetes, reumatismos, não podem andar a fazer desporto, portanto, a cirurgia é o último reduto e a única possibilidade. São aqueles casos que eu acredito que vão continuar a aumentar”, lamenta Manuel Enes.

Apesar de crítico em relação ao actual estado da saúde em Portugal, o mesmo não se passa relativamente às universidades. “As nossas universidades são tão boas como as de lá de fora. Não podemos dizer que o nosso país é uma periferia em termos científicos porque não é. Temos bons enfermeiros, toda a tecnologia disponível, os melhores aparelhos estão nos hospitais instalados”, diz o médico.


O futuro da Clínica Praxis é promissor. “O facto de virem pessoas de todo o país e de Angola, Cabo Verde e Moçambique, mostra-nos que o que fazemos é importante. Gostava que fosse possível continuar a oferecer bons trabalhos ao longo dos anos, com técnicas muito menos invasivas que agora, e fazê-lo da maneira mais justa, mais humana, mais directa, com a amizade dos nossos clientes. É uma relação boa, personalizada. E gostava de ver mais médicos a fazer o que eu faço”, conclui Manuel Enes.


Dezembro de 2011, in Portugal Inovador, no Jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário