segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acerca do TED

Digo-vos uma coisa: que dia mais comprido!! Bem, começando pelo princípio, o TED não foi nada do que eu estava à espera... Tendo em conta que este é um evento que tem como grande objectivo inspirar as pessoas, pensei que os temas dos oradores iriam ser um pouco mais abrangentes do que foram propriamente.

Falaram-se muitos temas e de temas muito específicos. Falou-se de ossos, de artistas artificiais, de dança, de voluntariado, de ciência e política, de tudo um pouco. Não houve um que me agradasse especialmente. Mas houve vários que gostei de ouvir. Não vou ser demasiado detalhada, mas vou enumerar os que me agradaram mais.

  • Eugénia Cunha (Professora Catedrática de Antropologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) com o tema "Ossos"
Não é que eu goste propriamente de ossos, mas gostei da apresentação por ser precisamente um tema que não domino. Falou de ossos de pessoas já mortas, de ossos que, depois de estudados, podiam ditar a causa da morte de uma pessoa e mostrou alguns casos práticos, o que tornou apresentação relativamente interessante.

  • Leonor Barata (Bailarina) com o tema "O presente da dança"
Agradou-me especialmente a paixão com que ela falou da sua arte.

  • Leila Marques Mota (Médica e ex-atleta paralímpica) com o tema "Da (d)eficiência à eficiência"
Leila é médica e foi atleta paralímpica. Não tem um braço. Contou a sua história de vida e a forma como, mesmo tendo as suas limitações, alcançou os seus objectivos de vida porque acreditou que era capaz.

  • José João Rodrigues (grande promotor da salinicultura da Figueira da Foz) com o tema "Sal, tal qual"
Gostei muito porque nos mostrou, numa apresentação rápida (o homem tinha um pedal!) as várias formas de se utilizar o sal. Mostrou que, através de uma rede de pessoas e, consecutivamente, de produtos, o sal e as salinas podem ser usados para várias finalidades.

  • André Boto (Fotógrafo), com o tema "Uma nova era na imagem digital"
Mostrou-nos como se pode fazer arte, através da fotografia.

  • Fernanda Freitas (Jornalista e Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado 2011), com o tema "Voluntariado"
Confesso que não era grande apreciadora da Fernanda Freitas, mas também confesso que me surpreendeu muito pela positiva. Foi falar sobre o Ano Europeu do Voluntariado e de como todos nós, de alguma forma, já fomos voluntários sem sequer nos apercebermos disso. Falou da sua paixão como voluntária há já vários anos e de como essa "profissão" a preenche.

  • JP Simões (Cantor e Compositor) com o tema "Onde mora o mundo"

Leu-nos um texto que nos pediu para o ouvirmos como se tivéssemos a ouvir um conto. Adorei. Sobre ele, só tenho a dizer uma coisa. Mais do que o texto propriamente dito, que já por si era muito bom, marcou-me a sua voz ao contá-lo. QUE VOZ!!

  • Marisa Matias (Cientista e Deputada no Parlamento Europeu) com o tema "Ciência e Política, do lado de lá e do lado de cá"
Deixou uma mensagem: independentemente do partido a que pertençamos, não podemos baixar os braços, devemos unir-nos e vencer a inércia para ultrapassarmos esta crise.

  • Rodrigo Moita de Deus (Director-Geral da NextPower) com o tema "A culpa é das universidades"
Talvez um pouco faccioso - ao falar das universidades públicas e privadas, dos inúmeros cursos que existem mas não têm alunos, do dinheiro que custa um "aluno público" e um "aluno privado",- mas o seu discurso foi tão convincente que nos deixou a todos a pensar.


Muitos mais oradores fizeram parte do painel, mas estes foram os que mais gostei e que se destacaram, cada um pelo seu motivo. No geral, valeu a pena, apesar de não ser nada do que eu estava à espera.

O tema era "E se os pensamentos voassem..." e os meus voaram, juntamente com um aviãozinho de papel que nos ofereceram para atirar no fim...

Sem comentários:

Enviar um comentário