quarta-feira, 16 de março de 2011

Acham que os portugueses são bons condutores?


Resolvi desenvolver um inquérito (na coluna direita deste blogue) para perceber o que acham vocês acerca da condução dos portugueses. Estão satisfeitos com a condução que se pratica em Portugal? Respondam ao inquérito e deixem-me a vossa opinião: o que acham que está bem ou o que deveria mudar nos condutores em Portugal?

9 comentários:

  1. Depende! Aos domingos acho que não! lol

    ResponderEliminar
  2. As possibilidades de resposta são pouco limitadas. Acho opção talvez não tem significado pratico.

    ResponderEliminar
  3. É muito interessante a iniciativa que estás a desenvolver.
    Eu próprio já tive um acidente no qual não tive qualquer culpa, fiquei sem carro (sucata), deram-me uma ninharia por ele e arrastaram o processo durante cerca de 3 meses, tempo no qual nem carro de substituição tive e onde a minha idoneidade e das testemunhas do acidente foram postas em causa.
    Depois de algumas reclamações à Seguros de Portugal e DECO lá "resolvi o problema". Ando a pagar um empréstimo para um carro que tive de comprar, porque me desfizeram o meu, quando não tinha qualquer necessidade de o fazer.
    Enfim, três vivas às seguradoras que nos colocam em xeque-mate e conseguem fazer com que tenha despesas quando tudo não passa de um erro grosseiro de outra pessoa.

    Bom trabalho.

    Alexandre Lemos

    ResponderEliminar
  4. concordo com o Sigano... o tavez é limitado ... acho que o maior problema está no civismo ... adoram dificultar uma entrada numa fila ou não ceder a passagem mesmo que isso não lhes custe nada e até vá beneficiar o trânsito quando este está congestionado...Enfim, falta de civismo ou então de boa disposição, pois a pressa não justifica essa atitude quando se está parado no trânsito...Ou seja, a falta de civismo e outras coisas, para mim é uma atitude de mau condutor.

    ResponderEliminar
  5. Podem ter razão ao dizerem que o "talvez" é limitado, mas a intenção é mesmo esta. Incentivar-vos a comentarem e dizerem o que acham da condução em Portugal. O "sim", "não" ou "talvez" é sempre muito relativo, portanto o meu intuito quando coloquei apenas estas opções foi mesmo que respondessem ao inquérito, mas dessem também a vossa opinião concreta...E resultou..:) Quero a opinião das pessoas para as obrigar a parar um pouco para pensar num assunto que é tão sério e que muitas vezes não perdemos o tempo que devíamos a pensar nele. Obrigada pelas vossas opiniões.:)

    ResponderEliminar
  6. Anabela Teixeira:
    Uma das possibilidades seria frisar que 120km/hora é o limite. O MÁXIMO! Não precisamos de andar sempre no limite, nem de o atropelar, por sistema. Sei, por experiência que os estrangeiros já nos utilizam como pista de competição e gabam-se disso nas suas terras. Os maus hábitos são ...pegajosos.

    ResponderEliminar
  7. Numa cultura em que na geração seguinte ter um carro é ,primeiramente,um desejo essencial e integrado no papel de cada um (para outros uma necessidade), a intervenção é uma questão cívica de completar as regras do trânsito no dia-a-dia.
    Para mudar tudo isto, é preciso uma medida que está na moralidade...
    Entre moralidade e educação de massas de populações não encontro nenhuma característica portuguesa capaz de se mudar a si neste contexto, que não uma de desenrascar, de mudar enquanto é tempo, de deixar estar a regra enquanto faço um atropelamento: na responsabilidade que vem depois e algures na história ficou.
    O trânsito não simboliza nada disto, mas é como um condutor, em pior caso, um denunciador voluntário.
    Enquanto não se souber integrar todos os elementos do trânsito na consciência de cada (pedestres,bicicletas, motos, carros) na via pública, não há possibilidade de mudar - em vez a vez, ou as regras de trânsito ou os hábitos instalados...
    Fala-se em necessidade, mas
    O que reflecte tudo isto não sei, e não há tecnologia que o permita. A incerteza leva à indiferença, mas
    Não me imponho a nenhum condutor, nem nunca hei-de, senão morrerei. Um sistema sólido de seguros seria bom, um plano de contas individuais ainda melhor, ..ou não

    ResponderEliminar
  8. Na generalidade diria que sim! Sem dúvida que há sempre aqueles que são ao volante, como são na vida: querem tudo no momento, sem paciência para esperar e esperando que todos se afastem para poderem chegar onde querem!Esses nem merecem ser falados!

    ResponderEliminar
  9. 60% sim! As vezes penso, para que andam a fazer estradas de 3 e 4 faixas, se 40% não utiliza a faixa da direita!! rotundas de 2 e 3 faixas?? 40% andam na rotunda na faixa de fora e só saem da rotunda depois de terem passado duas saídas!! Civismo... é difícil perceber que quando duas faixas se juntam devido a obras, ou tentar entrar em filas, se passar um de cada via, uma vez um, outra o outro, ajudam na fluidez do transito e evitam andarem colados a trás do vizinho da frente quase a beijar a traseira para não deixar passar o outro...
    Ainda temos os sonhadores de que um dia vão ser pilotos de Nascar!aqueles que tu vais no limite ou mesmo a cima do limite colam-se de tal maneira que por vezes nem se consegue ver a marca do carro! ta bem que querem aproveitar o túnel de vento para poupar gasolina (tá cara, compreendo) mas meus amigos, existem famílias que nos querem ver chegar a casa...

    ResponderEliminar