sábado, 26 de março de 2011

Noite agradável na Filantrópica


A surpresa foi maior e melhor porque foi um programa decidido "em cima do joelho".

"Um filme-concerto? Hum, pelo nome parece-me interessante...Está bem, aceito o convite." E assim foi... Apesar de não ir com as expectativas muito elevadas - e talvez, por isso mesmo, o programa se tenha tornado mais agradável - cheguei ao bar d'A Filantrópica e rapidamente percebi que o serão ia ser melhor do que estava à espera.

Um bar pequeno, com um ambiente simpático e intimista, e tudo a postos para o filme-concerto começar. Fiquei logo surpreendida pela quantidade de gente que lá estava para assistir, Apesar do bar ser pequeno, hoje em dia, este género de programas não atrai muita gente. Pensava eu... Talvez o problema esteja no facto da Póvoa de Varzim não se dedicar muito a fazer este género de programas, ou então, não os divulgar devidamente. Mas isso já é para outra conversa.

No que concerne ao filme propriamente dito (que afinal eram dois)... A "Sinfonia de uma Capital" (Alemanha, 1927, 62'), de Walter Ruttmann.

Fomos teletransportados para a Alemanha dos anos 20. Ficámos a conhecer o quotidiano dos alemães daquela época pela perspectiva de Ruttmann, a forma como se vestiam, como trabalhavam, como andavam, como viviam.

De salientar o grande mérito que também teve a música que acompanhou o filme que, provavelmente, sem ela não captaria tanto o interesse dos presentes.

A excelente música ao vivo interpretada por Luís Aguiar, Miguel Aguiar e Tiago Branco prendeu os espectadores que não tiraram os olhos da tela a não ser para sorrir para o lado depois de alguma passagem mais pitoresca do filme. Também eu, quando dei por mim, estava a conhecer a Alemanha dos anos 20, pela visão de Walter Ruttmann, enquanto batia com o pé no chão a dançar ao som da música.

Na segunda parte seguiu-se, desta vez, um filme de Manoel de Oliveira. O "Douro, Faina Fluvial" (Portugal, 1931, 20') mostrou-nos o Douro aos olhos do nosso incontornável realizador. A propósito deste trabalho, disse a João Bénard da Costa, em entrevista, que quis fazer um "filme sobre o Douro, sobre o trabalho no Douro, mais directo, mais humano." E assim foi.

Uma noite agradável no Bar da Filantrópica, por apenas 3euros. Sem dúvida, um programa a repetir.

Se estiverem interessados, estejam atentos e marquem na vossa agenda uma ida à Filantrópica na última sexta de Abril. Mais uma sessão de filmes-concerto estará à vossa espera.

De referir que este projecto, "As Origens do Cinema" pretende ser uma homenagem a clássicos do período do cinema mudo dos anos 10, 20 e 30 do séc. XX.

Para mais informações, basta visitar o sítio da internet da Filantrópica, aqui.

"A direcção artística do espaço é da responsabilidade de José Carlos Marques e Pedro Galiza, que contam com a participação externa para a concretização de uma agenda plural."

(imagem retirada do blogue http://metroquadradoserapilheira.blogspot.com/)

1 comentário:

  1. Ainda bem que o convite foi proveitoso!! :)
    Sim, é de facto um programa a repetir!
    E já agora, aproveito para mencionar que todos os fins-de-semana há spr programas para todos os gostos, para além de ser 1 bom local para se tomar qualquer coisa e ter uma boa conversa! :)

    ResponderEliminar